Olá a todos,
O alarme do meu V40 (mercado RHD UK) R-design de 2016 estava disparando em intervalos aleatórios. Um interruptor intermitente do capô parecia ser a causa mais provável, pois parece ser um problema comum, apesar do fato de que o capô estava mostrando corretamente como aberto ou fechado no display do painel.
Quando tive acesso ao microinterruptor na trava do capô, descobri que podia fechar o interruptor até o ponto de clique e os contatos ainda teriam alta resistência. O interruptor só mostrou fechado corretamente ao pressionar com força além do ponto de clique, o que não é normal.
Não consegui encontrar nenhuma informação sobre como acessar ou remover o interruptor, então aqui está uma visão geral. O interruptor está localizado na parte inferior da trava do lado do passageiro (carro RHD), o que fica perto do farol esquerdo (da perspectiva do motorista). Removi a trava sem remover o para-choque, embora o acesso seja um pouco apertado, da seguinte forma:
1) Remova o farol esquerdo (2 parafusos e um cilindro de travamento de plástico e com um plugue para desconectar).
2) Desconecte e remova a buzina do disco (1 parafuso).
3) Remova 4 parafusos que prendem a trava. 2 destes prendem a trava secundária, que pode ser deixada de lado.
4) Abra a caixa de plástico que se encaixa ao redor da conexão de liberação do cabo, onde ela se junta ao cabo que corre dentro do carro. Ao separar o cabo, a trava pode então ser levantada para obter melhor acesso (não feche o capô enquanto o cabo estiver desconectado!)
5) Separe o mecanismo de travamento da seção de plástico inferior, que apenas se encaixa.
6) Desencaixe e desconecte o chicote do sensor, que possui um conector em linha próximo à conexão do cabo.
7) Remova a cola quente sob o microinterruptor, depois dobre a aba de plástico e empurre o microinterruptor por baixo para soltá-lo. Você terá que cortar os fios para remover o interruptor.
8) A reinstalação é o inverso da remoção!
O microinterruptor é um tipo de alavanca selada com dimensões 15x5x7mm, normalmente aberta. A peça Farnell 2831795 pode ser adequada se a alavanca for ligeiramente cortada. Por enquanto, simplesmente soldei as extremidades dos fios desencapados depois de remover o interruptor e conectei o chicote de volta, para que o capô sempre mostre como fechado. Até agora, parece ter resolvido o problema, pois o alarme não disparou desde então.
Você pode ser capaz de ignorar o interruptor sem remover a trava, apenas juntando os pinos do conector aberto (após remover o farol para acesso), mas tenha cuidado para prendê-lo com fita adesiva para evitar a entrada de água.
As fotos abaixo podem ajudar!
O conector em linha está preso a um clipe de plástico branco e simplesmente desliza para fora.
O alarme do meu V40 (mercado RHD UK) R-design de 2016 estava disparando em intervalos aleatórios. Um interruptor intermitente do capô parecia ser a causa mais provável, pois parece ser um problema comum, apesar do fato de que o capô estava mostrando corretamente como aberto ou fechado no display do painel.
Quando tive acesso ao microinterruptor na trava do capô, descobri que podia fechar o interruptor até o ponto de clique e os contatos ainda teriam alta resistência. O interruptor só mostrou fechado corretamente ao pressionar com força além do ponto de clique, o que não é normal.
Não consegui encontrar nenhuma informação sobre como acessar ou remover o interruptor, então aqui está uma visão geral. O interruptor está localizado na parte inferior da trava do lado do passageiro (carro RHD), o que fica perto do farol esquerdo (da perspectiva do motorista). Removi a trava sem remover o para-choque, embora o acesso seja um pouco apertado, da seguinte forma:
1) Remova o farol esquerdo (2 parafusos e um cilindro de travamento de plástico e com um plugue para desconectar).
2) Desconecte e remova a buzina do disco (1 parafuso).
3) Remova 4 parafusos que prendem a trava. 2 destes prendem a trava secundária, que pode ser deixada de lado.
4) Abra a caixa de plástico que se encaixa ao redor da conexão de liberação do cabo, onde ela se junta ao cabo que corre dentro do carro. Ao separar o cabo, a trava pode então ser levantada para obter melhor acesso (não feche o capô enquanto o cabo estiver desconectado!)
5) Separe o mecanismo de travamento da seção de plástico inferior, que apenas se encaixa.
6) Desencaixe e desconecte o chicote do sensor, que possui um conector em linha próximo à conexão do cabo.
7) Remova a cola quente sob o microinterruptor, depois dobre a aba de plástico e empurre o microinterruptor por baixo para soltá-lo. Você terá que cortar os fios para remover o interruptor.
8) A reinstalação é o inverso da remoção!
O microinterruptor é um tipo de alavanca selada com dimensões 15x5x7mm, normalmente aberta. A peça Farnell 2831795 pode ser adequada se a alavanca for ligeiramente cortada. Por enquanto, simplesmente soldei as extremidades dos fios desencapados depois de remover o interruptor e conectei o chicote de volta, para que o capô sempre mostre como fechado. Até agora, parece ter resolvido o problema, pois o alarme não disparou desde então.
Você pode ser capaz de ignorar o interruptor sem remover a trava, apenas juntando os pinos do conector aberto (após remover o farol para acesso), mas tenha cuidado para prendê-lo com fita adesiva para evitar a entrada de água.
As fotos abaixo podem ajudar!
O conector em linha está preso a um clipe de plástico branco e simplesmente desliza para fora.



