Se lhe estão a cobrar 96 libras por um diagnóstico, pode muito bem trocar a bateria e ignorar a taxa de diagnóstico (que, francamente, é uma taxa ridiculamente alta).
Os Volvos fazem coisas estranhas quando a voltagem da bateria está baixa, o que pode muito bem explicar as coisas do interior.
Sim, é provável que seja a sua bateria principal, a secundária é apenas para o sistema start/stop manter as coisas do interior ligadas.
Essa bateria está quase com 10 anos, se for original, como diz. Acho que já tirou mais do que o valor do seu dinheiro.
Se o carro também lhe está a dizer que a voltagem da bateria está baixa, provavelmente está.
"Se parece um pato, nada como um pato e grasna como um pato, então provavelmente é um pato" - provavelmente é a bateria principal.
A bateria é fácil de fazer sozinho se for minimamente habilidoso com uma chave de fendas e uma chave inglesa, apenas lembre-se de redefinir o sistema de gerenciamento da bateria antes de começar a usar o carro ou isso matará a vida útil da bateria.
Você não precisa de uma bateria do tipo AGM se for uma transmissão manual, mas precisa para a automática, de acordo com a Volvo. Pessoalmente, descobri que muitos locais oferecem uma AGM. Pergunte se eles têm uma bateria do tipo EFB se tiver uma manual - muito mais barata. Acho que a maioria dos locais tem o mesmo software de informações de peças de terceiros, que deve apenas dizer que você precisa de uma AGM, mesmo quando não precisa.
A minha bateria secundária tem quase 11 anos e não tive problemas com ela, ficaria surpreso se a sua bateria secundária fosse o problema. A minha bateria principal falhou quase exatamente 10 anos após a data de produção. O meu conselho é que arranje a bateria antes de tentar e falhar ao dar a partida no carro, e acabar por fazer a viagem de ônibus da vergonha para a loja de peças. Já estive lá, já fiz isso, já tenho a camiseta.