Volvo V40 Forums banner

V40 CC D2 CANBUS perde a comunicação com a maioria dos módulos

11K views 19 replies 6 participants last post by  albertocara.79  
#1 · (Edited)
Olá a todos,

Eu estava me perguntando se mais alguém teve o seguinte problema e pode me ajudar:
Nas últimas 2 semanas, estou recebendo aleatoriamente avisos para o serviço de airbag de emergência, serviço DTSC, serviço do módulo de proteção de pedestres e muito mais. O painel também para de funcionar.
Depois que desligo o carro e espero algumas horas, a maioria dos avisos desaparece, mas eles reaparecem depois de alguns dias.
A única coisa em comum nas mensagens de erro é que o CANBUS de alta velocidade perde a conexão com a maioria dos módulos, o que pode significar qualquer coisa, desde um fusível, um fio ruim até um módulo defeituoso.
Eu substituí a bateria (só para garantir), mas o problema reaparece. Eu limpei os erros com uma cópia clone do VIDA, mas ainda sem sorte.
Abaixo está uma lista dos erros que eu peguei.

Agradeceria qualquer dica antes de ir a um revendedor oficial e tentar convencê-los a não substituir todas as ECUs sem verificar a fonte real do erro. Obrigado

#2 ·
Verifique os conectores de vários pinos para o CEM e no espaço para os pés do motorista atrás do carpete contra o painel lateral. Desconecte e, se necessário, limpe os terminais com um limpador de contato elétrico. Não estou dizendo que esse é definitivamente o seu problema, mas é uma causa conhecida de vários avisos e erros não relacionados. Existem vários tópicos relacionados aqui, incluindo um recente que incluiu uma foto do conector no espaço para os pés.

#3 ·
Verifique os conectores de vários pinos para o CEM e no espaço para os pés do motorista atrás do carpete contra o painel de proteção. Quebre e, se necessário, limpe os terminais com um limpador de contato elétrico. Não estou dizendo que esse é definitivamente o seu problema, mas é uma causa conhecida de vários avisos e erros não relacionados. Existem vários tópicos relacionados aqui, incluindo um recente que incluiu uma foto do conector no espaço para os pés.
Obrigado.
Você está se referindo à montagem mostrada neste vídeo?

#5 · (Edited)
O link que Tony postou acima mostra o conector do assoalho. O CEM fica atrás do porta-luvas e esses conectores também devem ser verificados, mas eu não iria ao ponto de remover o CEM, pelo menos inicialmente. Você deve ser capaz de desconectar os conectores dele sem desmontar o próprio módulo. Pode ser que apenas desconectar e reinserir os conectores seja suficiente para limpar os pinos de contato, mas, caso contrário, o uso moderado de um limpador de contato não fará mal.

Eu desconectaria o fio negativo da bateria principal antes de desconectar qualquer um dos conectores, para ficar do lado seguro

#6 ·
Como @RS3100 lhe disse, primeiro desconecte a bateria.
Abra a porta dianteira direita. Mova o banco para trás o máximo possível para abrir o máximo de espaço possível ali. Remova a soleira com a inscrição "Volvo". Ela está em clipes, basta puxá-la suavemente para cima. Agora você pode virar o carpete para trás e verá tantos conectores ali abaixo do lado direito da caixa de luvas. Alguns deles são cercados por uma "cerca" de plástico branco, que é fácil de abrir. Vire o carpete o máximo possível e perto do chão verá outros conectores também. Logo atrás da caixa de luvas está o módulo CEM (este, com muitos fusíveis nele) com outros conectores nele. Tente desconectar e reconectar todos esses conectores e talvez borrife-os com algum limpador de contatos.
Mas tenha cuidado, conectores com dois "cabos" grossos laranja não são cabos, são fibras ópticas e não as toque, elas não são fios elétricos. Além disso, eles não gostam de dobrar e podem quebrar internamente porque são feitos de vidro. Não borrife nada neles.

#10 ·
@larskupen No meu caso, o problema quase desapareceu depois de ter uma bateria nova. Apareceu apenas duas vezes no último ano. Fui a uma oficina Volvo independente que me disse que é um problema conhecido com as ligações da fiação; eles praticamente queriam ficar com o carro por 2 semanas, tirar todo o carpete e ressoldar tudo... não vai acontecer. É uma pena que a Volvo não tenha feito um recall para este problema. Você provavelmente pode seguir as recomendações de outros membros do fórum e tentar limpar os conectores no assoalho e também apertar os 2 conectores de aterramento (acredito que um esteja no capô, perto da bateria, e o outro esteja atrás do carpete do lado do motorista - alguém me corrija se eu estiver errado). Boa sorte!

#11 ·
@larskupen No meu caso, o problema quase desapareceu depois de obter uma bateria nova. Apareceu apenas duas vezes no último ano. Fui a uma oficina Volvo independente que me disse que é um problema conhecido com as ligações da fiação; eles praticamente queriam ficar com o carro por 2 semanas, retirar todo o carpete e ressoldar tudo... isso não vai acontecer. É uma pena que a Volvo não tenha feito um recall para este problema. Você provavelmente pode seguir as recomendações de outros membros do fórum e tentar limpar os conectores no assoalho e também apertar os 2 conectores de aterramento (acredito que um esteja no capô, perto da bateria, e o outro esteja atrás do carpete do lado do motorista - alguém me corrija se eu estiver errado).
Boa sorte!
Eu acabei de trocar a bateria hoje. Funcionou bem, e eu tentei tocar um pouco de música e, depois de alguns minutos, os códigos apareceram e eu não consegui ligar o carro. Deixei-o trancado por alguns minutos e consegui ligá-lo novamente. Deixei o carro funcionando por cerca de 40 minutos e nenhum código apareceu. Acho que pode ser o sistema de som puxando muito da bateria. O que faz com que a CAN-bus não consiga enviar sinais para outros componentes. Eu meio que quero vender o carro para me livrar do problema, mas não quero vender um carro com defeito. Posso apenas tentar não tocar música alta e esperar que não volte.

É realmente irritante que, para ter um carro funcionando, você tenha que restringir o volume ou outras coisas que consomem energia da bateria.

#14 ·
A bateria não pode ter uma voltagem superior a cerca de 12,6 volts em repouso. É uma impossibilidade física. Qualquer voltagem acima disso é uma indicação de que alguma carga está sendo aplicada*. A voltagem não é uma indicação confiável da quantidade de carga que está sendo aplicada, mas a voltagem tem que ser maior do que a voltagem da bateria para forçá-la a aceitar uma carga. Normalmente, uma voltagem em torno de 14,7 volts é a voltagem mais segura e indica que o carregador está carregando a bateria o mais rápido possível, mas não informa o SOC real da bateria no momento.

Mas, esses carros têm um sistema start/stop com um alternador "inteligente" controlado pelo sistema de monitoramento da bateria. Ao contrário de um sistema de carregamento automotivo tradicional, a quantidade de carga varia e é reduzida ou mesmo interrompida quando o carro está acelerando ou sob carga no acelerador, e aumentada quando em desaceleração ou durante a frenagem, em parte para reduzir as emissões, removendo a carga de carregamento do motor quando ele está usando energia em outro lugar, e para fazer uso de períodos em que ele estaria fazendo muito pouco.

Como parte desse sistema, a bateria é mantida em um estado menos que totalmente carregado, normalmente em torno de 80%, para garantir que haja espaço para a carga gerada ser aceita pela bateria e não ser desperdiçada, aumentando as emissões sem uma boa razão. É por isso que os carros são equipados com baterias AGM ou EFRB (enhanced flooded). Eles são projetados para operar de forma eficaz e ter uma longa vida útil, principalmente em uma condição menos que totalmente carregada - algo que faria com que uma bateria de chumbo-ácido "normal" falhasse prematuramente.

* Um fenômeno chamado carga de superfície fará com que uma bateria exiba uma voltagem ligeiramente maior do que sua voltagem de espera ou repouso por um período de tempo após ter sido carregada. A voltagem reduzirá para a voltagem de repouso real em um período de algumas horas quando a bateria não estiver sendo usada, ou pode ser removida aplicando temporariamente uma carga pesada.

#16 ·
A bateria não pode ter uma voltagem superior a cerca de 12,6 volts em repouso. É uma impossibilidade física. Qualquer voltagem acima disso é uma indicação de que alguma carga está sendo aplicada*. A voltagem não é uma indicação confiável da quantidade de carga que está sendo aplicada, mas a voltagem tem que ser maior do que a voltagem da bateria para forçá-la a aceitar uma carga. Normalmente, uma voltagem em torno de 14,7 volts é a voltagem mais segura e indica que o carregador está carregando a bateria o mais rápido possível, mas não informa o SOC real da bateria no momento.

Mas, esses carros têm um sistema start/stop com um alternador "inteligente" controlado pelo sistema de monitoramento da bateria. Ao contrário de um sistema de carregamento automotivo tradicional, a quantidade de carga varia e é reduzida ou até mesmo interrompida quando o carro está acelerando ou sob carga no acelerador, e aumentada quando está em ponto morto ou durante a frenagem, em parte para reduzir as emissões, removendo a carga de carregamento do motor quando ele está usando energia em outro lugar, e para fazer uso de períodos em que ele faria muito pouco.

Como parte desse sistema, a bateria é mantida em um estado menos que totalmente carregado, normalmente em torno de 80%, para garantir que haja espaço para a carga gerada ser aceita pela bateria e não ser desperdiçada, aumentando as emissões sem uma boa razão. É por isso que os carros são equipados com baterias AGM ou EFRB (enhanced flooded). Elas são projetadas para operar de forma eficaz e ter uma longa vida útil, principalmente em uma condição menos que totalmente carregada - algo que faria com que uma bateria de chumbo-ácido "normal" falhasse prematuramente.

* Um fenômeno chamado carga de superfície fará com que uma bateria exiba uma voltagem ligeiramente maior do que sua voltagem de espera ou repouso por um período de tempo após ter sido carregada. A voltagem reduzirá para a voltagem de repouso real em um período de algumas horas quando a bateria não estiver sendo usada, ou pode ser removida aplicando temporariamente uma carga pesada.
Isso foi muita informação boa, obrigado!

Eu dirigi meu carro hoje para testá-lo, e quando subi uma montanha, o velocímetro e tudo no painel pararam de funcionar. Quando cheguei ao topo, conectei meu leitor e tirei aquela foto na minha postagem anterior. Quando saí depois de cerca de 15 minutos, o velocímetro funcionou, mas parou de funcionar logo depois.

O velocímetro vai e vem, às vezes perco meus indicadores e muitas outras coisas. Acabei de trocar minha bateria por uma bateria EFB. Não acho que seja a bateria que causa o problema, mas o sistema can-bus. O que parece ser um grande problema para depurar. O único código de falha que eu já recebi é "comunicação perdida com o módulo de controle da carroceria". Eu pesquisei e parece ter muitos motivos possíveis para obter esse código.

Alguma dica boa?

#17 ·
Suponho que a menção de "módulo de controle da carroceria" venha de um leitor de código genérico ou de uma pesquisa de código genérica?

A Volvo chama-o de Módulo Eletrônico Central (CEM), que está localizado atrás da caixa de luvas no espaço para os pés do passageiro.

A perda de comunicação com o CEM em uma ou mais linhas pode ter várias causas, mas como é a localização de dois dos conectores de vários pinos que transportam as comunicações de rede, que são conhecidos por sofrer problemas de conectividade em alguns carros, como já foi mencionado, e que pode facilmente resultar nos inúmeros problemas intermitentes e aparentemente não conectados que você está enfrentando, investigá-los tem que estar no topo da lista.

Você já os verificou? Comece desconectando e reconectando os plugues algumas vezes com a ignição desligada. A ação pode, por si só, ser suficiente para limpar os contatos e restaurar uma boa conexão. Caso contrário e/ou se a corrosão for óbvia, tente limpar os contatos cuidadosamente com o uso criterioso de um limpador de contato elétrico.

Se nada disso funcionar, a Volvo tem um kit, como mencionado na postagem #12, que substitui os pinos do conector por novos pinos banhados a ouro. Ele requer que os cabos existentes sejam separados, cuidadosamente cortados e soldados aos novos cabos voadores e pinos conectados, e então reinseridos nos conectores, o que é um trabalho demorado, mas bastante simples se seguido com cuidado.

Parece-me que esta pode ser a causa provável de seus problemas.

#19 ·
Eu presumo que a menção de "módulo de controle da carroceria" vem de um leitor de código genérico ou de uma pesquisa de código genérica?

A Volvo chama-o de Módulo Eletrônico Central (CEM), que está localizado atrás da caixa de luvas no assoalho do passageiro.

A perda de comunicação com o CEM em uma ou mais linhas pode ter várias causas, mas como é a localização de dois dos conectores de vários pinos que transportam as comunicações de rede, que são conhecidos por sofrer problemas de conectividade em alguns carros, como já foi mencionado, e que pode facilmente resultar nos inúmeros problemas intermitentes e aparentemente não conectados que você está enfrentando, investigar estes tem que estar no topo da lista.

Você já os verificou? Comece desconectando e reconectando os plugues algumas vezes com a ignição desligada. A ação pode, por si só, ser suficiente para limpar os contatos e restaurar uma boa conexão. Caso contrário e/ou se a corrosão for óbvia, tente limpar os contatos cuidadosamente com o uso criterioso de um limpador de contato elétrico.

Se nada disso funcionar, a Volvo tem um kit, como mencionado na postagem #12, que substitui os pinos do conector por novos pinos banhados a ouro. Ele requer que os cabos existentes sejam separados, cuidadosamente cortados e soldados aos novos cabos voadores e pinos conectados, e então reinseridos nos conectores, o que é um trabalho demorado, mas bastante simples se seguido com cuidado.

Parece-me que esta pode ser a causa provável de seus problemas.
Então, eu desconectei tudo do cem, exceto o plugue verde que você desliza para fora, eu acho. Funcionou por alguns dias, mas os códigos de erro voltaram, o painel parou de funcionar. O mesmo código de sempre “U0140”. Parece que toda vez que a voltagem, enquanto o motor está funcionando, cai para cerca de 13,5 V, os códigos aparecem. Quando eu não recebo os códigos e tudo funciona, ela fica em torno de 14,4 V-14,7 V. Hoje eu peguei a queda de voltagem de 14,5 V para 13,5 V e vi os códigos de erro aparecerem quando isso aconteceu.

Também parece que a voltagem cai logo após a inicialização, mas se não cair, tudo funciona até a próxima inicialização. Então pode acontecer de novo e os códigos aparecem novamente. Então eu tenho que apagar o código e ligar o carro novamente para tudo funcionar.

Eu realmente não tenho mais ideia de qual é o problema. Mas quase parece que algo está puxando a voltagem do carro, e quando isso acontece, isso faz com que a voltagem caia e o carro recebe todos os códigos de erro.