Quando comprei o meu V40 novo, toda a montagem do pedal da embraiagem teve de ser substituída ao abrigo da garantia.
O problema começou com um ligeiro clique suave intermitente que, gradualmente, com o tempo, começou a ter uma resistência muito ligeira em determinado ponto ao pressionar o pedal para baixo, isto transformou-se numa resistência mais óbvia, que se podia ouvir quando o pedal era pressionado para baixo e libertado para cima.
O carro foi para ser verificado algumas vezes, mas cada vez a oficina não conseguia encontrar um problema, por isso, quando chegou ao ponto de realmente me irritar, insisti que o chefe da oficina fosse dar uma volta, e em poucos metros de condução com o rádio desligado numa estrada agradável, suave e silenciosa, e com o chefe da oficina inclinado e a ouvir, ele conseguiu ouvir o barulho exatamente ao mesmo tempo que eu sentia resistência no pedal.
Era um problema intermitente que demorou algum tempo a convencer a oficina de que havia um problema.
Aconteceu que, aparentemente, havia um certo número de V40 dentro de uma determinada gama de VIN que tinham uma falha de fabrico com a montagem da embraiagem, que aparentemente tinha algo a ver com uma peça soldada da montagem da embraiagem que estava a fazer com que esta prendesse em algo quando era pressionada para baixo.
Mais tarde, o chefe da oficina disse-me durante outra visita que eles tinham substituído um certo número de montagens de embraiagem em V40 desde que fizeram a minha, todas com o mesmo problema, e se os números atingissem um certo número, haveria um recall, não tenho a certeza se isso alguma vez aconteceu?