Volvo V40 Forums banner

Nível de óleo / vareta / D3

29K views 7 replies 5 participants last post by  lemOnd  
#1 ·
Pensei em começar um novo tópico sobre isso.....

Então, depois de 5 anos, descubro que meu D3 de 2012 não tem vareta. Eu sabia que tinha a opção de nível de óleo nos menus.

Então, de forma totalmente coincidente, depois de dar uma boa olhada sob o capô ontem, incluindo a remoção da tampa do motor de espuma, esta manhã recebo uma mensagem: nível de óleo baixo, complete com 0,5 litro. A primeira vez em 5 anos que vejo isso ou preciso completar. Estranho. Eu realmente não fiz nada no motor, apenas olhei. Nem sequer desapertei a tampa de enchimento.

De qualquer forma, coloquei 0,5l de óleo e sem mais avisos.

Mas a opção de nível de óleo no menu está acinzentada e não selecionável. Isso é com o carro em funcionamento ou parado com o motor desligado. Alguma ideia de como realmente verificar o nível de óleo?

Obrigado

#3 ·
Eu não gosto de nenhuma vareta no meu D3, não é apenas sobre os níveis quando você verifica, às vezes ver um aumento no óleo ou mudança de cor, talvez indicando água, ou sentir pequenos pedaços de metal, etc., ver esses sinais pode ser a diferença entre um reparo ou um motor novo,
Eu descobri meu VM 2.5 com falha na bujão do núcleo dessa forma e salvei o motor.

O mesmo com a ausência do medidor de temperatura, se estiver funcionando quente sem motivo.

#5 ·
Li que existe uma opção para os motores "grandes" 2.4 D4 e D5 para adaptar a vareta de óleo. A razão é que a polícia sueca usava V70s com este motor e, claro, queria uma vareta tradicional. Então, pergunto-me se isso também é possível para os nossos D3 de 2 litros, porque é o mesmo bloco de motor, apenas com um curso mais curto (provavelmente pistões e cambota diferentes).

#6 · (Edited)
Li que existe uma opção para os motores "grandes" 2.4 D4 e D5 para adaptar a vareta de óleo. A razão é que a polícia sueca usava V70s com este motor e, claro, eles queriam uma vareta tradicional. Então eu me pergunto, se isso também é possível para nossos D3 de 2 litros, porque é o mesmo bloco do motor, apenas com um curso mais curto (provavelmente pistões e virabrequim diferentes).

https://www.volvoforums.org.uk/showthread.php?t=231592&highlight=police+dipstick
Não apenas a polícia na Suécia - o kit de vareta de óleo faz parte do pacote policial, por isso será instalado nos XC70s e V70s de especificação policial usados no Reino Unido, Bélgica, Holanda e Suíça também.

A lista de peças do Clan para a opção de vareta de especificação policial da série 70 é:
28. Tubo da vareta 31375301
29. Vedação 30637865
30. Vareta 31316562
31. Parafuso 985133

Este é o tubo:
Image

E aqui está o diagrama de peças (os números das peças estão na lista acima):
Image

Aqui está a aparência das peças dos revendedores:
Image

Existe um tópico em um fórum russo mostrando-o instalado em um XC60 aqui:
https://www.drive2.ru/l/6547862/
A pergunta óbvia é se o orifício de montagem perfurado e rosqueado para o tubo da vareta está presente no bloco D5204T.

Os D5204T e D5244T não têm o mesmo bloco - eles podem ter uma altura de bloco semelhante, mas a fundição do bloco 2.4 tem muito mais reforço. Ele também tem uma placa de manivela/berço mais profunda (a parte inferior do bloco, que prende a manivela entre ela e o bloco), para atender ao virabrequim de curso mais longo:
Bloco 2.0:
Image

Bloco 2.4:
Image

Há algumas diferenças nos motores usados no C30, S/V40 e V40 II em comparação com o restante da linha Volvo, devido à altura do capô ser menor e o compartimento do motor ser menor - os coletores de admissão e exaustão são mais compactos. Isso pode afetar o uso da vareta e do tubo de especificação policial usados nos motores dos carros maiores. Não saberemos a menos que alguém tente...

#7 ·
Este tópico é interessante, embora se refira aos motores VEA.

http://forums.swedespeed.com/showthread.php?215383-Drive-E-Electronic-Dipstick-Question

O que é preciso é que um indivíduo ou empresa empreendedora persiga isso e coloque em produção, pois não houve nenhuma atualização relevante para o tópico desde 2015.

Mais preocupante é que o medidor eletrônico de óleo, embora tenha a aparência de uma indicação calibrada, não acompanha com precisão o nível no cárter, apenas um OK geral, cheio demais ou de menos. Posso também estar errado, mas, pelo que entendo, a indicação no medidor eletrônico é redefinida através do VIDA após uma troca de óleo, e não tem relação com o nível real de óleo naquele momento, apenas com o fato de ter sido redefinida através do software, embora eu acredite que o nível real de óleo possa ser lido pelo técnico separadamente através do VIDA.

#8 ·
Obrigado buzby pelos detalhes técnicos sobre isso, ótimo trabalho! É novidade para mim que as versões 2.0 e 2.4 não têm o mesmo bloco e suas fotos mostram isso claramente.

Então, como consequência, eu poderia assumir que um D4 com 177 cv em um V40 é menos "estável" ou confiável/forte do que um D4 em um V70 que tem 181 cv e 2,4 litros (sem levar em conta a diferença de 0,4 litros)? Eu sempre li que os motores "pequenos" D3 e D4 são muito confiáveis e duráveis.